O que é site, como funciona e qual a sua importância

processed (1)
Se você deseja saber o que é site, talvez esteja precisando de um. Em geral, todos nós temos ideia do que é um site. Afinal, precisamos acessá-los para navegar na internet. Mas você já parou para pensar no conceito de site? E como você pode usá-lo a seu favor?
O que é um website

Tecnicamente, um site é um conjunto de páginas web (documentos de hipertexto) armazenadas em uma pasta num servidor. Avançando nesse conceito, site significa “lugar” em inglês. Logo, website é um lugar na rede. Pode ser uma rede LAN (a rede interna de uma empresa é um exemplo) ou uma rede de internet, a rede mais comum. Logo, quando falamos “website”, estamos falando de um “lugar na rede”.

Bem, é justamente um lugar na rede o que muitas pessoas procuram quando criam sites. Para entender melhor, pense o seguinte: um corretor de imóveis quer estar presente online. Ele vai querer publicar na Internet seguintes informações: quem ele é, quais trabalhos já fechou, qual região atua, irá colocar fotos de empreendimentos que está vendendo e também o endereço e contato.
Ele pode colocar essas informações dentro de um perfil de uma rede social, mas nesse caso, ele ficará dependente do formato e da aparência oferecida pela plataforma escolhida. Já num site, ele terá mais liberdade de criação.

Estrutura de um site
Agora, vamos conferir as partes básicas de um site. São as seguintes:
Cabeçalho: é a parte superior do site. É no cabeçalho que geralmente se localiza o menu com as páginas. Também é no cabeçalho que geralmente são colocadas as informações principais como o nome da marca, do produto ou da ideia que se pretende divulgar.
Corpo do site: ele concentra o conteúdo, que pode ser composto por texto, áudio, foto ou vídeo. O site também pode ter diversos recursos como gráficos, jogos, transmissões de vídeo, enfim. São diversas possibilidades.
Rodapé: o rodapé é a barra situada na parte inferior que indica o fim do site.
Veja na ilustração .
Todas as páginas estão conectadas por links. Não é à toa que existe a expressão “navegar na internet”. É justamente isso que ocorre. Nós navegamos através dos links de uma página para outra
Os principais tipos de sites
Os tipos de sites estão relacionados com os propósitos de cada um na internet. Além do site tradicional, vale citar a loja virtual e o blog. Veja abaixo mais informações.
Site
Conforme já mostramos aqui, o site oferece um universo de possibilidades. Um fotógrafo pode criar um site para divulgar o portfólio, uma professora pode criar um site para mostrar as ações de ensino desenvolvidas na escola para os alunos, um médico pode criar um site para agrupar informações sobre a área de conhecimento dele e por aí vai! Ou seja, qualquer um pode ter um site
Loja virtual
Também conhecido como e-commerce, esse modelo de site é voltado para quem quer vender produtos na internet. Em geral, utiliza um template específico para facilitar a experiência do usuário na compra. A loja virtual possui um carrinho de compras e também recursos para o cliente efetuar o pagamento online.
Blog
Se o seu objetivo principal é compartilhar conteúdo, o blog é a sua praia. Sendo assim, você tem um site que é um blog. Você também pode ter um site e destinar um espaço dentro dele específico para a criação de conteúdo, nesse caso, é um blog dentro de um site.
Lembrando que antes de iniciar tudo, tem que analisar e fazer uma pesquisa de campo. Qual vai ser seu público alvo e como vai
trazê-los para seu negócio.

Se você se empolgou com a ideia de como ter um site, Loja virtual ou blog. Leia nossos artigos que tem várias dicas de como entrar na era digital.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *