Criação de um novo site? Qual deve ser minha prioridade?

criacao de um novo site

Segurança. Velocidade. Site responsivo. Esses são só alguns dos requisitos que devem estar presentes quando o assunto for a criação de um novo site. Afinal, esta área é extremamente abrangente que contempla diversos tipos de técnicas.

Sendo assim, só será possível obter sucesso com uma nova página se a sua prioridade for a certa. Por isso, leia o nosso texto de hoje e veja quais são os elementos fundamentais para o seu sucesso!

 

Página responsiva é fundamental na criação de um novo site

Entendi que a criação de um novo site exige que ele seja responsivo, mas o que significa ser responsivo? Também chamado de flexível, página responsiva é aquela que encaixa de forma automática na tela do dispositivo escolhido pelo usuário. O site fica do tamanho da tela do seu smartphone, desktop, tablet, etc.

A aparência e a disposição da página visitada mudarão conforme o tamanho da tela onde as informações estão sendo exibidas. Com isso, se a tela do smartphone, for pequena, as informações mais importantes aparecerão prioritariamente.

Dados apontam que o desktop foi superado pelos smartphones. Dessa forma, pensar em um site responsivo faz-se necessário, porque além de facilitar a vida do internauta, ele fica bem posicionado nos buscadores. Diante disso, ao pensar na criação de um novo site, considere o fato dele ser responsivo!

 

Como a criação de um novo site ajuda no posicionamento nos buscadores?

Empresas que querem conseguir audiência online precisam estar bem posicionados no Google, Yahoo e Bing. Dados da Abradi apontam que 93% das compras que são feitas por meio dos sites começam ainda nos buscadores. Então, faz-se necessário estar bem posicionado, não é mesmo?

Um outro estudo feito pela Relevance descobriu que quem está em primeiro lugar na busca orgânica do maior buscador recebe 18,2% da audiência de toda a web. A segunda posição recebe 10,1%; a terceira 7,2% e a quarta 4,8% e as demais páginas não chegam a 2% de todo o tráfego.

Diante desses dados, fica fácil concluir que o seu site precisar ter um bom posicionamento. No entanto, para alcançar isso logo na criação de um novo site é fundamental apostar em SEO.

 

SEO

De forma simples, Search Engine Optimization (SEO) consiste em práticas e técnicas que tem como objetivo final gerar um bom posicionamento de um site dentro dos buscadores. Essas técnicas trabalham otimizando elementos da página que fazem com que ela tem melhor performance, relevância e autoridade.

Já na criação de um novo site é preciso considerar as palavras-chaves, pois é por meio delas que os internautas chegarão a sua página. Essas keywords precisam ser escolhidas conforme o seu mercado e o volume de buscas que elas apresentam nos buscadores. Para saber quais são as melhores palavras, o indicado é usar o Google Analytics!

Ainda durante a criação de um novo site, o dono da página precisa apostar em conteúdos de qualidade, pois esse elemento ajuda e muito no processo de posicionamento de uma página.

Se a sua página contar com conteúdos exclusivos, maiores serão as suas chances de se destacar nos buscadores. Além do conteúdo, os títulos precisam utilizar as palavras-chaves, pois os motores de busca dão destaque a esses elementos.

Os buscadores medem ainda a experiência que sua página oferece aos seus visitantes. Essa avaliação leva em consideração: um site responsivo e quanto tempo o internauta permanece nele.

Diante disso, fica fácil observar que os buscadores estão preocupados apenas com o usuário. Por isso, ao apostar em SEO foque no usuário, pois a experiência que ele tem no seu site é fundamental para seu sucesso.

Na criação de um novo site considere ainda uma URL amigável, pois ela faz com que seus usuários confiem mais na sua página e os buscadores conseguiram compreender o conteúdo oferecido.

 

Por que considerar a velocidade de carregamento do seu site?

Imprescindível para o sucesso. Assim, pode ser considerado o tempo que um site leva para abrir. Até, porque não tem nada mais desagradável do que ficar esperando um tempão para obter uma informação, concorda?

Atualmente, para obter sucesso na web é fundamental apostar em sites rápidos, pois os internautas estão cada vez mais dinâmicos e não querem perder tempo. Por isso, se o seu site está lento, a aposta na criação de um novo site que preze pela velocidade é urgente!

Uma página que abre com certa velocidade, deixa os clientes à vontade para pesquisar, pois entendem que estão ganhando e não perdendo tempo. Mas, além de levar em consideração a velocidade, é fundamental pensar no sistema responsável pelas buscas internas e em um layout de fácil navegação.

Nos dois tópicos anteriores falamos sobre o posicionamento da página nos buscadores. A velocidade também é levada em consideração pelo Google para ranquear sua página.

O buscador avalia que se o site abre rapidamente, significa que o internauta está satisfeito com a página. Com isso, a tendência é que o Google continue levando trafego para sua página. Como consequência, você só terá aumento de credibilidade!

Para que o seu site seja rápido, o segredo está na observação atenta das especificações que estão na plataforma escolhida para sua página e nas configurações. A plataforma considerada rápida consegue não só equilibrar a velocidade com que a loja no browser é carregada como também todos os arquivos que precisam ser carregados.

Para conquistar uma performance de sucesso, a criação de um novo site precisa considerar o peso dos arquivos e a quantidade que serão colocados do servidor.

 

Segurança é característica imprescindível

Muitos acham de forma errada que a segurança de um site é apenas uma funcionalidade. Para resolver esse problema, as pessoas apostam somente em um plugin. Porém, é preciso saber que segurança é muito mais do que isso!

Segurança do site não é um assunto menos importante, pois todos os dias, as pessoas criam formas de invadir as páginas. Por isso, é fundamental ter em mente que apresentar um site seguro ao seu cliente, agrega credibilidade a sua marca!

Contar com uma agência é fundamental na criação de um novo site quando o assunto é segurança, porque ela sabe onde colocar os sistemas que não deixarão sua página esburacada e fácil de ser invadida.

Na criação de um novo site é preciso considerar o uso de firewalls. Com ele, os dados permanecerão sempre protegidos, pois ataques e ameaças são bloqueados. Além disso, apostar em uma política de segurança digital de qualidade assegura toda proteção necessária e indispensável no ambiente digital.

Independentemente de ter um blog ou uma loja, os dados são fundamentais. Por isso, sua página deve guardar apenas as informações básicas, pois tal cuidado impede o armazenamento de dados que trarão danos a sua página.

 

Criação de um novo site deve primar pela separação de informações

Visando oferecer um site que deixe o cliente sempre satisfeito, devido a uma boa navegação, o recomendável é que ainda na criação de um novo site leve-se em consideração os menus.

Nos menus é que estão dispostas todas as informações necessárias para o visitante, por isso eles precisam ser colocados de forma hierárquica e devem sempre ser dispostas do geral para o específico.

Quando um internauta abre uma página responsiva em um smartphone, os menus precisam apresentar as informações mais importantes, pois caso contrário, todos os dados não estarão disponíveis ao usuário devido ao tamanho da tela.

 

Conclusão

Ainda não se convenceu da necessidade de apostar na criação de um novo site? Tenha em mente, porém, que só no Brasil são mais de 275 milhões de pessoas que usam o smartphone para uma pesquisa na web.

Além disso, de cada 10 pessoas que usam o celular para acessar um site, só sete esperam até 5 segundos que a página abra e desses mesmos 10, 4 afirmam que não voltariam em um site que apresentou problemas de acesso.

Quem entende que a internet é o melhor caminho para se destacar em um mercado tão competitivo como o atual precisa apostar no desenvolvimento de um novo site, pois por meio dele é que a estratégia de marketing digital será desenvolvida.

Por meio da página, sua empresa passará credibilidade, será uma autoridade no mercado, crescerá, poderá vender mais e, principalmente, estar em contato com os seus clientes.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *