Como reter clientes com marketing digital

reter cliente

Fazer novos fregueses assim como reter clientes não é uma tarefa tão fácil. Contudo, o ato de reter clientes é mais barato do que conquistar novos, porém requer dedicação! Por isso, não basta reter clientes de qualquer forma, é preciso mostrar porque ele deve continuar utilizando seu produto e/ou serviço.

Para reter os seus clientes, nesse post te daremos três dicas importantíssimas! Vamos conhecer quais são elas?

1) Mostre seu valor para reter clientes

Para reter clientes é preciso investir no relacionamento. Aqueles que já são fiéis a sua marca precisam receber algum tipo de benefício. Um desconto? Sim! O principal é oferecer algo que seja vantajoso para o seu cliente. Sabe por que? A aliança entre vocês é tanto renovada assim como preservada!

Além disso, é preciso treinar o seu cliente. Por isso, o desenvolvimento de conteúdos que objetivam sua retenção é fundamental. Esse recurso é barato e ao mesmo tempo faz com que o seu cliente fique satisfeito e feliz com a sua empresa sempre!

Os materiais devem responder dúvidas específicas. Isso facilita a vida do seu cliente e ele perceberá o valor do produto ou do serviço adquirido e não desistirá de usar. Mas, nada de fazer tutorias, eles não são a melhor alternativa!

Os conteúdos segmentados também são fundamentais para mostrar o seu valor. Eles são importantes, porque chamam a atenção de um determinado público e, ainda, o cliente percebe que a sua empresa está atenta a necessidade dele e fala exatamente o que ele precisa ouvir (ler).

Outra forma de mostrar o seu valor e reter clientes é promovendo treinamentos ao vivo. Esse tipo de ação faz com que o seu cliente compreenda não só o valor do que ele adquiriu como também obtenha mais conhecimento para usar ainda melhor o seu produto e/ou serviço.

Assim, ele chegará mais rapidamente as suas metas e objetivos. Como consequência, será cada vez mais fiel a sua marca!

2) Tenha clareza no resultado

Contudo, de nada adiantará mostrar o seu valor, se a sua empresa não tem clareza do que o seu cliente considera como resultado.

Por isso, para reter clientes é preciso entender o que ele considera como resultados. Depois de aprender isso, chega o momento de mostrar o que foi feito a fim de que tais objetivos fossem alcançados.

Não ficou claro? Vamos te dar um exemplo: mostre para ele quantas vendas foram concluídas durante um determinado período em que tal ação foi colocada em prática.

Além disso, alguns clientes podem entender como resultado: posicionamento no Google, taxa de visitantesengajamento com vídeos ou com publicações feitas nas redes sociais.

Utilizar recursos visuais é a melhor forma de evidenciar ao seu cliente os resultados obtidos. Por isso, não se prenda apenas aos dados, faça uma apresentação visual a fim de que ele consiga visualizar além dos dados todos os benefícios que ele obteve.

3) Momento para falar de renovação

Para muitos, o momento de renovação é algo complicado. Mas, com essas dicas, esse processo será facilitado. No momento em que for falar de renovação, seu cliente, inevitavelmente, perguntará como é possível fazer mais, se a meta pode ser dobrada, se existe a possibilidade da quantidade dos conteúdos aumentar.

Para não ser surpreendido e demonstrar falta de preparo, o recomendando é montar uma planilha para apontar possíveis projeções. A melhor forma de apontar para os seus clientes os novos resultados é atrelando-os a utilização de uma nova ação.

Tal atitude é fundamental, pois você colocará uma pulga atrás da orelha do seu cliente. Ele ficará pensando que se não fizer tal ação perderá muitos clientes e como consequência deixará de lucrar!

Conclusão

Antes mesmo de propor a renovação, o indicado é enviar por e-mail, fazer a divulgação em suas redes sociais e no seu blog, um post sobre o lançamento de novos produtos.

Divulgando de uma maneira eficiente, ele será impactado pela novidade e automaticamente comprará, pois ele confia e sabe que os produtos e/ou serviços apresentam ótimos resultados para a empresa dele.

Porém, lembrem-se: mantenha a qualidade dos textos e se certifique de que o seu cliente recebeu, pois tomando esses cuidados ficará fácil reter clientes e aumentar a rentabilidade da sua companhia.

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