Canais de vendas: O que são, planejamento, tipos, vantagens e estratégias

original-3a102b08be83e69e648e04edf9819829-768x432

Ter um canal de vendas via Internet cresceu de uma expansão tão grande que quase todas as lojas físicas estão preferindo investir na sua loja online. O que vemos acontecer cada vez mais é a integração dos canais de venda. Para atender à demanda de um público cada vez mais exigente, o desafio para as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação, é valorizar a conveniência do cliente. Na prática, isso significa viabilizar suas compras. Com uma loja própria,
durante muito tempo, quando a Internet não era uma realidade para vendas, ter uma loja própria era o principal sonho de futuros empreendedores.
O espaço físico é uma excelente maneira de conquistar o cliente, trazendo ele para perto. Lá, ele pode desfrutar de uma experiência diferenciada, ficando mais próximo da compra.
Mesmo com os avanços tecnológicos, ter uma loja física e própria ainda é uma ótima estratégia para as empresas, desde que elas saibam gerir esse ponto.
Hoje, os esforços para tornar uma loja física interessante devem ser redobrados. Afinal, sair de casa para realizar uma compra é uma alternativa cada vez menos buscada pelo consumidor.
Para que a loja própria seja um canal de venda relevante, é preciso envolver o público. A busca por diferenciais é importante para que, no ambiente físico, haja uma experiência única e que valha a pena ao consumidor.

• O que são canais de venda online?
Os pontos de venda on-line representam os formatos digitais de comercializar ou instigar a conversão do cliente. Entre os principais exemplos, citamos:
E-commerce;
Marketplace;
Redes sociais;
E-mail marketing;

• Planejamento
O desenvolvimento de um plano de negócios é o primeiro passo para organizar o seu canal de vendas online. É o momento de organizar as informações sobre o segmento de atuação, tipo de produto que será comercializado e público-alvo. Quanto mais dados reunir, melhor. Muitos negócios fracassam porque os gestores deixaram de analisar as condições mercadológicas e sua viabilidade financeira. Se a proposta é trabalhar com revenda, prepare a lista dos eventuais parceiros, detalhando todos os dados que vão lhe ajudar a chegar nas melhores condições de venda. Além das informações relacionadas ao produto, lembre-se de incluir no planejamento as linhas gerais sobre como será feira a divulgação do negócio. A concorrência está cada dia mais acirrada, então, é muito difícil consolidar uma operação de sucesso sem investir nas iniciativas de marketing.

• Vantagens
Os canais de venda online são aqueles que ajudam sua empresa a levar seus produtos ou serviços ao cliente pela internet.
Suas principais vantagens são a agilidade, comodidade, economia e mobilidade que proporcionam.
Mais dinâmicos que os canais de venda offline, permitem vendas 24 horas, sem limites geográficos e onde e quando os consumidores quiserem. Quem manda são eles.
Com isso, aumenta a exposição de produtos e serviços e você pode alcançar o público onde estiver e no momento mais propício para que ele efetue uma compra.

• Como aplicar uma estratégia de canais de vendas?
Ao implementar uma estratégia de canais de venda, o planejamento é rei.
Mas e como conduzir esse processo de maneira efetiva?

Primeiro, é preciso se perguntar 3 questões:
Quem é o cliente?
Onde nós conseguiremos alcançá-lo?
Como nós conseguiremos alcançá-lo?
Com as respostas em mãos, você terá insumo suficiente para desenhar os custos envolvidos na operação.
É nesse ponto que as ideias sobre os melhores canais de venda começam a ser ventiladas.

O que nos leva aos próximos passos:
Considerar as particularidades do seu cliente.
Identificar os canais de vendas mais adequados.

Avaliar e adaptar.
Não tem como contornar o óbvio: alguns canais vão apresentar melhores resultados que outros.
É nesse momento que se deve captar os dados, comparar as métricas com os KPIs e entender a situação do canal, sua capacidade, as oportunidades de melhorias, etc.

• Conclusão
Durante esse conteúdo, você pôde aprender tudo sobre os canais de vendas, desde o conceito mais básico até exemplos de estratégias que podem ser utilizadas em sua empresa. Com esse conteúdo, nosso objetivo principal era ajudar você e sua empresa a crescer ainda mais. Esperamos que sirva de base para sua empresa e que  leve a boas decisões de negócio! Agora, que tal conhecer mais sobre nossa uma plataforma que possibilita o crescimento ainda mais do seu negócio? Venha conhecer a nossa agência onde teremos o prazer de atendê-los.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *