Aumente suas vendas utilizando o Instagram Stories

woman_in_cafe

Com mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo, o Instagram se tornou essencial para as estratégias de marketing das lojas virtuais. A possibilidade de atingir muitas pessoas em um único canal potencializa a relevância do aplicativo para a escalabilidade dos negócios. Dentro dele existe a ferramenta Instagram Stories que muitos lojistas não utilizam e acabam perdendo a oportunidade de aumentar as suas vendas. Nesse post falaremos um pouco

Entendendo o Instagram Stories

O Instagram Stories – ou apenas Story – surgiu em 2016 e transformou a produção e o compartilhamento de conteúdo no Instagram. Pensada como uma estratégia para driblar a concorrência, a nova funcionalidade conseguiu derrubar o concorrente Snapchat. O Brasil, além de ser o segundo colocado com mais usuários no Instagram, recepcionou positivamente os Stories quando ele surgiu.

Em resumo, a principal finalidade é dar aos usuários a possibilidade de criarem vídeos ou fotos de momentos, que desaparecem após 24 horas. Além disso, pode ser adicionado stickers, emojis e músicas para enfeitar a publicação. Também é possível criar enquetes e bate-papos para aumentar o engajamento com os seus seguidores.

Segundos os criadores, o desaparecimento após as 24 horas é para estimular os usuários a compartilharem momentos sobre suas atividades diárias.

Como utilizar os stories para aumentar as vendas da minha loja virtual?

O Instagram Stories é uma das principais funcionalidades de interação com o público. Isso porque envolve não só os vídeos, como também a possibilidade de resposta via mensagem, enquetes e box de perguntas.

Ele pode ser utilizado como a principal ferramenta de relacionamento com os seus seguidores e clientes. Sendo assim, com algumas ações, será possível se aproximar mais do seu público para gerar confiança e, posteriormente mais vendas.

Existem diversas possibilidades e nós separamos as melhores para serem aplicadas no dia a dia da sua loja virtual e te ajudar nesse processo.

Aproveite todos os recursos

Caixa de perguntas, enquetes, GIFs, compartilhamento de músicas, boomerang… A lista de funcionalidades dentro do Instagram Stories é imensa. E, segundo especialistas, quanto mais a utilização delas mais engajamento um perfil recebe. Mesmo que o Instagram não tenha divulgado oficialmente, é de conhecimento geral dos usuários a diferença de alcance quando essas pequenas funcionalidades são utilizadas nos Stories.

Mostre os bastidores

Seguidores engajados nascem da aproximação com a realidade de um perfil. Nesse caso, uma loja virtual pode mostrar a sua rotina como uma estratégia de humanização da marca. Desde o processo de entrega até a preparação dos produtos para lançamentos e ofertas especiais. Todo tipo de conteúdo que mostre o outro lado do seu empreendimento é bem-vindo.

Inserir enquetes ou até mesmo incentivar a interação com alguma pergunta sobre os momentos da rotina pode ser um caminho positivo para fazer com que o cliente se aproxime, humanize e comece a interagir com o seu perfil.

Faça um planejamento

Independente do conteúdo que seja postado, o planejamento é essencial. Como os conteúdos só ficam disponíveis 24hrs nos Stories, o ideal é que sempre tenha algo novo para marcar presença. Nesse caso, a constância é super importante.

Para ter conteúdo todos os dias é necessário planejar, mesmo que, semanalmente ou mensalmente. Isso vai ajudar a impedir a repetição de conteúdo ou de temas. Além de que, com um bom planejamento, surgirão mais ideias para as postagens.

Invista em anúncios patrocinados

Os anúncios em formato de Stories tem ganhado cada vez mais adeptos. Esse tipo de divulgação aparece quando o usuário está assistindo os conteúdos de outras pessoas e, por surgir na tela de forma natural, pode gerar muito resultado. Ele é indicado para campanhas de aumento do tráfego no seu perfil.

Portanto, pense em um anúncio atrativo, que seja bem construído visualmente e que se destaque no Stories. Nele pode ser colocado o link de visita ao perfil ou até mesmo um link externo que direcione para a loja virtual ou para o produto em específico.

Mostre os atributos do seu produto

Tem alguma característica diferente para mostrar no seu produto? Ele facilita algum processo? Como ele é utilizado? Os stories podem te ajudar a colocar em destaque os atributos que você não consegue mostrar na loja virtual, como a utilização. Esse tipo de conteúdo também é uma ótima opção para tirar dúvidas dos seguidores que estão indecisos sobre a compra.

Entretanto, esse tipo de Story deve ser utilizado com cuidado. Não crie conteúdo no Stories – e no Instagram, de modo geral – apenas mostrando seus produtos. Essa divulgação é necessária, mas você também deve criar conteúdos diversos, que sejam interessantes para o seu público, que faça com que ele se identifique com a marca. Lembre-se: as vendas pelo Instagram acontecem de forma indireta, forçar o seu produto não vai adiantar.

Integre a sua loja virtual com o Instagram

Os Stories podem te ajudar a alcançar mais pessoas, mas se você quer vender mais pelo Instagram o caminho certo é integrar a sua loja virtual com essa rede social. Assim, você consegue sincronizar os produtos disponíveis, criar promoções e ter um processo de checkout 100% automatizado.

Entretanto, o checkout completo é algo que ainda não é possível no Instagram pela falta de integração com soluções logísticas. Essa automatização é fundamental para não perder as vendas que são realizadas por impulso. Quando há muitos passos ou alguma dificuldade para fechar a venda em tempo real o cliente acaba desistindo da compra.

Vai criar uma loja virtual e não sabe começar? Tem uma loja virtual e quer integrar com o Instagram? Venha para a Ampli! Além da integração com as redes sociais, você poderá vender em diversos marketplaces. Faça um teste grátis!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *